Workshop alerta para regras nas mídias sociais

Banca de Conteúdo realizou, em em SP, dia 8 de maio, encontro para orientar sobre como estar nas redesDa Redação | 10 de maio de 2019

A agência Banca de Conteúdo, especializada em informação em saúde, realizou, em 8 de maio, seu I Workshop Midias Sociais para Profissionais de Saúde, no espaço WeWork Nações Unidas, zona Sul de São Paulo.

Conduzido pelas jornalistas Luciana Oncken e Aline Moura, especializadas no setor, o evento contou com a presença de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e profissionais de comunicação.

Luciana Oncken falou sobre a geração dos millennials, aqueles nascidos entre 1981 e 1996 e que crescem exponencialmente como frequentadores das redes sociais. “Eles valorizam mais a experiência que o consumo, é uma geração que cresceu cercada pela tecnologia, que está conectada, que quer ser ouvida, mas que não vai ao médico para consultas de prevenção, por exemplo”.  Segundo ela, o profissional de saúde ocupa a quinta posição na jornada de busca por alguma tutela quando o assunto é saúde para os millennials. “Eles vão procurar primeiro nas redes sociais, entre os seus influenciadores, com a família ou amigos”. A recomendação, portanto, é que os profissionais de saúde ocupem espaço nas redes, mas de maneira responsável. “Profissionais de saúde nas redes sociais têm 60% mais probabilidade de conquistar a confiança das pessoas”, apontou.

Mas como estar nas redes de maneira correta? A jornalista Aline Moura falou sobre as diferentes regras dos conselhos profissionais, que regem a conduta ética na saúde, inclusive relacionada a presença nas redes. “Cada conselho tem regras específicas, mas uma que vale para todos é o caráter educativo das postagens. O profissional de saúde não pode se apresentar nas redes sociais com o objetivo de ser promover comercialmente”, disse. Atitudes bastante comuns, como publicação de antes e depois de paciente e ativações com promoção de valores de consultas, por exemplo, são condenadas pelos códigos de conduta de todas as profissões.

Leia mais:   Imunoterapia ainda é revolução para poucos no tratamento do câncer

Após as regras, Aline e Luciana apresentaram aos convidados dicas práticas de ferramentas que podem facilitar a edição de fotos e vídeos para as postagens, de bancos de imagens gratuitos e de como e onde criar um blog para ativar sua presença na internet.

A publicitária Renata Naufal Segatto apresentou algumas noções de marketing digital aos convidados, com relato de cases que ajudaram a aumentar a exposição – sempre prezando pela ética – do profissional.

Davi Zanotto, engenheiro, falou sobre a Privio, uma ferramenta desenvolvida por ele que pretende ajudar os profissionais de saúde a gerenciar o contato com os pacientes por meio de mensagens instantâneas – como WhatsApp, por exemplo.

Quer saber mais sobre o Workshop? Entre em contato pelo e-mail imprensa@bancadeconteudo.com.br

Compartilhe...